Pular para o conteúdo

O método

Quem faz

Olá, aqui é o Guilherme Deckmann, publicitário, psicanalista contemporâneo com pós graduação e amante de xadrez.

Criei este método para suprir uma necessidade pessoal diante de uma dificuldade que transformou minha vida completamente. Em certo momento percebi que as minhas dificuldades eram as mesmas de muitas pessoas e comecei a imaginar como abordar este padrão de maneira prática e eficiente, respeitando o tempo de cada pessoa. E aqui está o resultado. Espero que gostem!

Finalidade

O método não visa formar atletas, mas cidadãos com bom senso crítico analítico e criatividade diante dos desafios da vida.

Trata-se de um método pedagógico aplicado à Introdução ao Jogo de Xadrez. Com relação ao jogo, seu objetivo é formar iniciantes com conhecimentos básicos. O foco do método são os treinos de práticas cognitivas, comportamentais, de foco, atenção e criatividade que serão úteis para toda a vida, ao criar bons hábitos de Saúde Mental: controlar os impulsos, buscar entender todos os aspectos das situações, se colocar na perspectiva do outro, planejar as etapas com clareza e antecipar as melhores decisões.

Multidisciplinar

Pensado para ser utilizado em outras disciplinas

Quando empregado em turmas escolares, cada cartão pressupõe uma série de aulas sobre os itens ilustrados, de modo que os ícones e textos devem servir como gatilhos para as lições e os exercícios praticados. Neste sentido, o objetivo é que cada cartão seja abandonado pelo aluno quando este sentir-se seguro com aqueles conhecimentos. É como também funcionam as rodinhas de apoio das bicicletas, quando estamos aprendendo a pedalar!
A grande sacada do mentor dos alunos é replicar a técnica nas demais disciplinas que a escola oferece, complementando os estudos e a didática já praticada pelos professores. É um ciclo de aprendizado que se fecha e se complementa, gerando estudantes mais engajados; cidadãos conscientes!

Evolução

A complexidade visual de cada cartão acompanha a evolução cognitiva do aluno

Apesar de não ser restrito a crianças e adolescentes, ou mesmo ao nível escolar, desde que o aluno seja alfabetizado e praticante, o método pretende nivelar gradualmente as habilidades mentais como raciocínio lógico, planejamento, cálculo e abstrações conceituais, além do auto controle sobre impulsos e comportamentos contra producentes através da prática da reflexão e partilhando os desafios em partes e etapas intermediárias. Esses hábitos extrapolam os limites do jogo do xadrez e produzem benefícios na vida do aluno como um todo. Seja em sua capacidade de interpretar as situações de sua vida com mais parcimônia e empatia, seja repensando seus próprios hábitos ou conseguindo olhar para as memórias mais pesadas com um novo olhar crítico, o método visa criar espaço de manobra e variedade de recursos para fortalecer as qualidades e flexibilizar as limitações daqueles que se dispõem à disciplina e rotina que qualquer método exigirá para produzir efeitos duradouros.

We are driven by values

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Line high touch client we need to have a Come to Jesus meeting with Phil about his attitude, so where the.

Super Efficient

Lorem ipsum dolor sit amet elit do, consectetur adipiscing, sed eiusmod tempor.

Deeply Committed

Lorem ipsum dolor sit amet elit do, consectetur adipiscing, sed eiusmod tempor.

Highly Skilled

Lorem ipsum dolor sit amet elit do, consectetur adipiscing, sed eiusmod tempor.

Keith Marshall

Designer

George Williams

Developer

Julia Castillo

Client Service