Esclarecendo a Ambiguidade do Lance no Xadrez: Uma Análise Detalhada
A palavra pode se referir a duas situações distintas, gerando confusão para jogadores iniciantes e até mesmo experientes. Vamos desvendar essa dualidade de forma abrangente:
1. Lance como Movimento Individual:
Conforme a definição oficial da FIDE, um lance representa o movimento de uma única peça, seja ela peão, torre, bispo, cavalo, dama ou rei, de uma casa para outra no tabuleiro, de acordo com as regras do xadrez. Esse movimento constitui a unidade fundamental de ação no jogo, sendo executado alternadamente por cada jogador.
Exemplo:
- As brancas movem o peão da casa e2 para e4. Esse é um lance.
- As negras respondem movendo o cavalo da casa g8 para f6. Outro lance.
2. Lance como Sequência de Movimentos:
Em um sentido mais amplo, o termo “lance” também se refere a um par de movimentos, um para cada jogador, completando a ação completa de um turno. Essa interpretação é frequentemente utilizada quando se contabiliza o número total de lances em uma partida.
Exemplo:
- 1. e4 e5 (Brancas movem o peão e2 para e4, e as negras respondem com o peão e7 para e5). Isso representa o primeiro lance da partida, composto por dois movimentos individuais.
- 2. Cf3 Nc6 (Brancas movem o cavalo b1 para f3, e as negras respondem com o cavalo g8 para c6). O segundo lance da partida, novamente com dois movimentos.
Compreendendo a Ambiguidade:
A raiz da ambiguidade reside na natureza dual do xadrez. Por um lado, cada jogador age de forma individual, movendo suas peças de acordo com suas estratégias. Por outro lado, o jogo é um esforço conjunto, com cada lance influenciando e respondendo ao do oponente, formando uma sequência interligada.
Algumas informações adicionais sobre lances:
- O primeiro lance da partida sempre é das peças brancas. Portanto, deve haver o sorteio da cor das peças por jogador ou um acordo prévio entre os adversários;
- Ainda sobre o 1º lance de uma partida de Xadrez, apenas os Peões e os Cavalos podem ser movimentados. Todas as outras peças estão bloqueadas e não tem como serem movimentadas;
- O xeque-mate mais rápido possível pode ser conseguido no 2º lance: lance 1: ataque-resposta; lance 2: ataque-mate! (1. f3 e5 2. g4 Dh4#);
- Não é possível rocar antes do 4º lance, mas não existem regras sobre isto. Fica subentendido;
- Todo primeiro lance de qualquer peão pode ser de 2 casas adiante, ao invés de apenas 1, desde que não exista outra peça obstruindo o caminho. Fica a critério do jogador. Mas, se houver um peão adversário na casa imediatamente ao lado, quando terminar o lance de 2 casas adiante, este peão adversário tem a possibilidade de capturá-lo e pousar em suas costas, obedecendo a regra do en passant;
- Salto duplo do peão, en passant e os dois roques (maior e menor) são lances individuais que um jogador tem à disposição, e nenhum deles é obrigatório;
- A partida oficial mais longa da história teve 136 lances! Carlsen-Ian Nepomniachtchi, World Championship Match, Dubai (2021);